VISITAS

Contador de visitas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Petistas, ausentes, perdem pronunciamentos de Jaylson Campelo e Xavier Neto



Os petistas estiveram ausentes de boa parte da sessão que elegeu o novo conselheiro do TCE-PI. Pelo menos do seu início. Eles deixaram de ouvir, até chegarem, os pronunciamentos de Jaylson Campelo, Xavier Neto e Zózimo Tavares. Sua ausência, é claro, foi sentida. Somente no meio do discurso de Tavares é que os parlamentares petistas tiveram condições de chegar para acompanhar a sessão. Chegaram, primeiro, os deputados Assis Carvalho e Paulo Martins. Depois Flora Izabel e João de Deus. Finalmente Cícero Magalhães falando ao celular. A sessão já estava com quase meia hora de andamento.

Xavier relata trajetória e petistas se ausentam do plenário

O deputado Xavier Neto falou sobre sua trajetória profissional e política. Disse que chegou em Teresina em 1976 e montou laboratório de farmácia. Xavier Neto disse que a providência sempre arranja um jeito de beneficiar a quem trabalha. O deputado também relatou sobre a escolha de conselheiro do TCE em 1982. Segundo ele, seu ingresso na política se deu no instante em que Afrânio Nunes recebeu, do grupo político, indicação para cargo de conselheiro, ao tempo em que Bona Medeiros foi indicado para vice de Hugo Napoleão. Ele disse querer contribuir ainda mais para a modernidade do TCE. Enquanto Xavier Neto falava, não se via nenhum deputado petista no plenário da Casa.

Candidatos recebem 5 minutos para falar; Xavier Neto deve ser eleito

Os candidatos receberam, do presidente da Assembleia, informação de que poderiam fazer um breve discurso de cinco minutos. O auditor Jaylson Campelo destacou que os Tribunais de Contas possuem hoje maior transparência dos seus atos. Ele foi um dos responsáveis pelo programa de modernização do TCE/PI. Segundo ele, o Tribunal conta com 399 servidores, dos quais 225 são efetivos. O que se comenta é que trata-se de grande perda de tempo dos profissionais que colocaram seus nomes para disputar o cargo de conselheiro do TCE-PI. O eleito será Xavier Neto. Ele deve contar com cerca de 22 votos entre os deputados presentes.

Dados de Instituto Exata são contestados por disparidade com locais

Os dados do Instituto de Pesquisa Exata estão sendo muito contestados pela classe política piauiense. Diz-se que os números são muito diferentes daqueles que foram apresentados por institutos locais. Observe-se, por necessário, que os institutos locais, em pesquisas realizadas, apresentam números muito parecidos entre si. Enquanto isso, os que vêm de fora trazem resultados totalmente destoantes da média local. Com o Ibope foi assim. O senador JVC disparou em primeiro lugar. Na do Exata, ele está bem coladinho em Silvio Mendes. Apenas meio ponto percentual de diferença.

Gamaliel Noronha é agraciado com Título de Cidadania Piauiense

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial na manhã de hoje para homenagear o jornalista Gamaliel Noronha, que foi um dos primeiros apresentadores de telejornais do Piauí. Ele apresentava a parte local do Jornal Nacional, a partir de 1973, quando foi inaugurada a TV Clube de Teresina. O programa tinha até seis minutos de duração e era exibido antes do Jornal Nacional. A televisão ainda estava engatinhando, no Piauí, e a transmissão era feita em preto e branco. Gamaliel Noronha foi também autor do Hino da Polícia Militar do Piauí. Pouco antes da sessão, ele foi homenageado pela Banda da PM. O jornalista era relações públicas da antiga Telepisa.

Sete candidatos disputam cargo de conselheiro do TCE/PI

São sete os candidatos ao cargo de conselheiro do TCE/PI. Concorrem Jaylson Campelo, auditor do Tribunal; Xavier Neto, deputado estadual pelo PR; Zózimo Tavares, jornalista e editor do Diário do Povo; Edilson Correia, bacharel em Ciências Sociais; Júlio Arcoverde, empresário e bacharel em Direito; Valmir Falcão, advogado e economista; e Carlos Augusto Sousa Mata, o conhecido “China”, técnico em Contabilidade. China, antes da votação, comentou com presentes, no plenário, que vai levar a eleição para o segundo turno. Ele espera disputar com o deputado Xavier Neto. A sabatina dos candidatos começou às 11h10min.