O Tribunal Eleitoral do Piauí tem uma pauta extensa para esta segunda-feira. A sessão começa às oito horas sob a presidência do desembargador Raimundo Eufrásio e julga ação de impugnação de mandato eletivo contra o prefeito e vice de Pau D'arco do Piauí-pi, Fábio Soares Cesário (Junior Sindô) e Carlos Augusto Leal Pinheiro.
O prefeito eleito em 2008 é acusado de abuso de poder econômico e político além de captação ilícita de sufrágio. São denunciantes Antonio Milton de Abreu Passos e Joana de Sousa Bacelar, candidatos a prefeito e a vice-prefeita nas eleições daquele ano e que foram derrotados pelo impugnado.
Atua como relator no processo o juiz eleitoral Valter Ferreira de Alencar Pires Rebelo, irmão do deputado estadual Henrique Rebello, do PT.
ALTOS
Também na pauta de hoje do TRE/PI ação de impugnação de mandato eletivo contra o prefeito de Altos, José Batista Fonseca, e seu vice, Marcelo Mascarenha.
Eles são acusados de abuso do poder econômico e político durante o pleito de 2008. Quem denuncia é Espedito Mendes Pacífico, que foi segundo colocado nas eleições e alega ter sido prejudicado por suposta "derrama" de dinheiro público durante a campanha.
Ele é representado no processo pelos advogados Tibério Cavalcante, Vicente Bandeira de Aquino Neto, Carlos Antonio de Macedo Gomes e Francisco Nunes, que fará a sustentação oral durante o julgamento.
O desembargador Haroldo Oliveira Rehem atua como relator na presente ação.
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
O prefeito de Altos, Dr. Fonseca, passou o final de semana tentando articular politicamente um resultado favorável a ele junto ao TRE/PI. Ele recorreu ao governador Wilson Martins e ao deputado federal Júlio César Lima.
Na sexta-feira à tarde, ao chegar de Brasília, ele foi até o Karnak e tentou uma audiência de última com o governador.
Ao ser informado de que não havia agendamento para ele, Dr. Fonseca disse que era assunto de vida ou morte e que falaria com Wilson nem que tivesse que passar por cima da atendente.
Com Júlio César Lima, ele apelou para que intercedesse junto ao PTB do senador João Vicente Claudino, mesmo partido de Espedito Pacífico, que assumirá a prefeitura caso se confirme a cassação de Fonseca.
No final de semana, ele se reuniu com seus correligionários e afirmou que pode ser cassado nesta segunda-feira.
Ele determinou que fossem feitas fotografias de órgãos e equipamentos públicos. As fotos foram feitas para o caso de haver depreciação do patrimônio com a posse do seu adversário atribuindo-se a ele a responsabilidade pelos danos.
Fonseca também manteve inúmeras reuniões na residência do empresário Everaldo Cunha, presidente do Flamengo, situada na entrada de Altos.
Os encontros reuniram auxiliares e correligionários e se prolongaram por toda a madrugada de sábado e de domingo.
O prefeito manifestou aos seus seguidores que está convicto de que será cassado.
OUTROS JULGAMENTOS
Haverá, ainda, julgamento de processos contra os prefeitos de Alagoinha do Piauí, Pedro Otacilio de Sousa Moura, e de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Sobral Matos.
Em todo o país cerca de 400 prefeitos foram cassados por corrupção nas eleições passadas. No Piauí, 26 já perderam seus mandatos. Foram muitas as ilegalidades praticadas durante o pleito de 2008.
O prefeito de Alagoinha do Piauí não é o senhor Pedro Otacílio e sim o Sr. Clodoaldo. Portanto, o julgamento em pauta é do mandato do Dr. Clodoaldo que foi cassado em dezembro.
ResponderExcluircomo anda o processo de miguel alves?
ResponderExcluirGostaria de saber se voce tem alguma noticia sobre o processo de Brasileira no norte do estado. Sou de piripiri, meu pai pediu pra você dizer o nome do seu pai, pois ele acha que lembra de você aqui.
ResponderExcluirAbraços:
se quiser me add no msn : reinaldo800@hotmail.com